Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ministro instala programa Brasil Quilombola no Amapá

há 16 anos

O governador do Amapá Waldez Góes e o ministro da Igualdade Racial Edson Santos visitaram na manhã deste sábado, 26, a comunidade Quilombola do Curiaú e oficializaram no Amapá, a instalação do Comitê Gestor do programa Brasil Quilombolas, que visa desenvolver políticas públicas voltadas para os afrodescentes e para as comunidades quilombolas existentes no país.

O programa foi criado em março de 2004, pelo Governo Federal, como uma política de Estado para as comunidades quilombolas existente no país, que somam aproximadamente duas mil. O Brasil Quilombolas abrange um conjunto de ações integradas com diversos órgãos governamentais, com respectivas previsões de investimentos que vai beneficiar quilombos e afrodescendentes.

Presidente do Conselho das Associações dos Afrodescendentes do Amapá, José Araújo da Paixão agradeceu a presença do ministro, pediu agilidade para a regularização e titulação das terras quilombolas do Amapá. “Estou muito feliz por estar pela primeira vez discutindo políticas para as comunidades afrodescendentes, é uma satisfação ver a força de vontade de todos os órgãos públicos em busca de um só objetivo”, enfatizou.

“Nós queremos garantir a transparência desses recursos que vem beneficiar as comunidades quilombolas. É nossa responsabilidades (governos federal, estadual e municipal) garantir melhorias nas condições de vida do povo. Aqui no Amapá temos a parceria de um governador que luta para o bem estar da população amapaense”, ressaltou o ministro.

Para o superintendente do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) Alessandro Tavares, o programa Brasil Quilombolas é um desafio. Avalia dizendo que o primeiro passo a ser tomado é titular as áreas onde vivem as comunidades e criar políticas para as áreas já regularizadas no Curiaú. Concluiu firmando o compromisso de regularizar as terras das comunidades quilombolas da localidade do Curiaú.

Waldez Góes ressaltou ao ministro a excelente relação que o Estado tem com o Governo Federal e que vive grande momento com significativos avanços nos seus mais variados setores, entres eles, a cultura, pesca, segurança, saúde, “isso é fruto do dialogo que temos com a comunidades, no sentido de diminuir as desigualdade racial, social e econômica, uma vez que temos um Governo que busca parcerias para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, afirmou.

O governado disse ainda que esta comunidade quilombola é o exemplo mais representativo da nossa identidade cultural, cheio de singularidades, de gente festiva e trabalhadora, de lutas e vitórias. “Com este espírito o Curiaú conquistou o direito de ser a primeira comunidade quilombola, oficialmente tombada no Amapá. É exemplo para todas as demais comunidades afrodescendentes e motivo de orgulho para o povo amapaense”, afirmou.

A presidente da Associação dos Moradores do Quilombo do Curiaú, Rosineide Araújo, falou sobre as políticas públicas que vêm sendo implantadas pelo Governo do Estado para diminuir as desigualdades. “Não é um privilégio, é na realidade o exercício da democracia. Sentimo-nos honrados com a implantação do Ponto de Cultura, que deu certo, a Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendente que vem incentivando, preservando e desenvolvendo a diversidade cultural do Quilombo do Curiaú e dos demais situados neste Estado”, completou.

O encontro contou com a participação do vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, secretários de estado, presidentes de associações, representantes de varias comunidades, entre outras autoridades.

  • Publicações82
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-instala-programa-brasil-quilombola-no-amapa/123821

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)